O terceiro dia do Congresso dos 70 anos da Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil iniciou com a moderadora do dia, Ir. Eliane Cordeiro de Souza, Presidente da CRB Nacional, dando um bom dia caloroso e convidando todos os presentes para a Celebração Eucarística. Esta foi presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e concelebrada por vários sacerdotes advindos de várias partes do Brasil. A partir do tema “Profecia”, o momento celebrativo trouxe à memória os mártires: Irmã Dorothy, Irmã Genoveva, Dom Pedro Casaldáliga, Dom Tomás Balduíno, Ezequiel Ramin, Chico Mendes, Josimo Morales, Oscar Romero, entre outros.
Na homilia, Dom Ângelo Mezzari destacou a autoridade de Jesus, que foi questionada em sua época. Ele trouxe para os dias atuais a profecia como ponto de partida da Vida Religiosa Consagrada, dizendo: “Hoje, todos nós vivendo esta experiência tão bela e comemorativa, tenhamos sempre presente Jesus e nos perguntemos: de onde vem nossa autoridade? A autoridade da Vida Religiosa está na fidelidade ao projeto de Jesus. É em nome de Jesus Cristo que vivemos, planejamos, sofremos e damos a vida. Esse é o fundamento da nossa autoridade”.
Após a Celebração Eucarística, tivemos o Painel das Presenças Proféticas com os seguintes temas e palestrantes: “Casa Betânia: Centro de Acolhida para mulheres vítimas de violência doméstica” – Ir. Raquel Pena Pinto (Regional Porto Alegre); “Vida Religiosa Consagrada e a missão junto aos povos indígenas de Roraima” – Ir. Rita Lopes (Regional Manaus); “Ecologia Integral: Muçum, RS – a força das águas e a solidariedade” – Ir. Maria Lourdes Urban.
Após o intervalo, houve o aprofundamento dos temas abordados pelo Pe. Aloir Pacini e Ir. Sueli Bellato. Em seguida, a palavra foi aberta aos congressistas para que pudessem dar suas contribuições. Foi um momento de muita riqueza e profundidade a partir dos temas e conteúdos apresentados. Em seguida, foram dadas as orientações para as salas temáticas, trabalho que seria realizado na parte da tarde. Assim, concluiu-se a parte da manhã do terceiro dia de celebração, vivências, partilha e muita alegria.