Manhã de Espiritualidade – Vida Consagrada: Aliança com a Vida

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

No último domingo, 16 de junho, a Regional de Brasília, Luziânia e Formosa realizou a Manhã de Espiritualidade na Casa de Retiro Assunção, centrada no cuidado da casa comum. O evento, alinhado a Campanha “Junho Verde” promovida pela CNBB, teve como tema: Vida Consagrada: Aliança com a vida.

Durante a manhã, mais de cem participantes se engajaram em diversas dinâmicas, organizadas em grupos temáticos relacionados à natureza, ao concreto, à tecnologia e ao lixo. As atividades incluíram leituras orantes, partilhas e momentos de contemplação da criação, promovendo uma conexão com a temática do evento.

Os participantes também foram informados sobre as iniciativas apoiadas pela CRB Nacional, como a Plataforma de Ação Laudato Si, na qual várias Congregações da Regional já estão envolvidas com ações voltadas ao cuidado ambiental.

A preparação para este momento envolveu um esforço comunitário nas semanas anteriores, onde as comunidades participaram na seleção do lixo seco produzido individualmente e comunitariamente, que foi recolhido no dia do encontro. Além disso, houve a seleção de sementes das frutas consumidas e a leitura da Encíclica Laudato Si, reforçando a importância da consciência ambiental.

Este encontro faz parte de um processo de revisão de estilos de vida e práticas missionárias, especialmente voltado para os mais pobres. Ao término da celebração, o lixo seco foi recolhido e encaminhado para um posto de coleta de materiais recicláveis. Cada participante recebeu algumas sementes partilhadas para serem plantadas, simbolizando o compromisso com o cuidado da vida e a interconexão de todos na casa comum.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRB Nacional 

Publicações recentes

Reflexão do Mês: Outubro

   Tempo da Criação    Nas últimas décadas, vários segmentos da sociedade têm demonstrado preocupação com a questão AMBIENTAL, especialmente os cientistas. Dentre outros, as

Reflexão do Mês: Setembro.

 “O encontro com o migrante e o refugiado é também o encontro com Cristo”   Vivemos em tempos de profundas crises humanitárias, onde as fronteiras,