Mensagem final da Assembleia Geral Eletiva – CRB Regional Brasília, Formosa e Luziânia

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

Mensagem final da Assembleia Geral Eletiva

 CRB Regional Brasília, Formosa e Luziânia

 

Brasília, 22 de setembro de 2024

Queridas irmãs e Queridos irmãos,

 

O Brasil queima com milhares de focos de incêndio e está tomado por uma seca severa e extensa cortina de fumaça. A realidade socioambiental brasileira nos faz reconhecer que estilos de vida alicerçados na exploração e na ganância do dinheiro destroem a Casa Comum. A maioria da população brasileira com suor e lágrimas luta para preservar a vida do planeta e a sua própria vida, a exemplo dos camponeses, das comunidades tradicionais e das populações indígenas.

Nos dias 21 e 22 de setembro de 2024, religiosos e religiosas da Regional de Brasília e seus Núcleos Formosa e Luziânia, reuniram-se em Assembleia para celebrar o dom da vida religiosa consagrada, revisar a caminhada, ajustar as ações às prioridades da CRB Nacional e eleger a nova coordenação para o Triênio 2024-2027.

Inspirados na passagem do Livro de Isaias 54,2, iniciamos a Assembleia com o convite de alargar nossas tendas até as fronteiras geográficas e existenciais, ouvir reiteradamente os pobres. Para isto se faz condição sair dos lugares de conforto, mudar as mentalidades para transformar as atitudes e anunciar a Boa Nova aos pobres.

Em meio a um contexto de grandes adversidades, retrocessos e negacionismo vivenciamos uma nova experiencia sinodal para ouvir, individual e coletivamente, o Grito da Terra e o Grito dos Pobres, como uma Igreja Samaritana e em saída, ao lado dos e das protagonistas das lutas de libertação em nosso país, especialmente as mulheres, as populações negras e indígenas.

Saudamos o Ano Jubilar para Anunciar verdadeiramente que a esperança não engana. Trata-se de um Ano da Graça para todos e todas que sofrem as mazelas das dívidas sociais que destroem a dignidade dos pobres, dos povos em áreas de guerras, que roubam a esperança dos jovens, que geram uma multidão de migrantes e deslocados, que causam fome e toda sorte de violência. Que o Ano Jubilar convocado pelo Papa Francisco nos comprometa com o cancelamento das dívidas dos países pobres, com o descanso sagrado da terra, com a libertação do trabalho análogo à escravidão e do tráfico de pessoas, com a reforma agrária. Assim alimentaremos, como VRC, a nossa Esperança, Mística e a nossa Profecia.

Que Nossa Senhora Aparecida, interceda para a nossa conversão pessoal, comunitária e a conversão de nossas estruturas para mantermos a amplitude de nossas tendas na disponibilidade do que o Senhor quer de nós. Abramos o coração ao sopro do Espírito, a fim de que juntas e juntos encontremos os melhores caminhos para nossa Regional.

 

Assembleia da CRB Regional Brasília, Formosa e Luziânia. 

 

Coordenação Cessante e Nova Coordenação CRB Regional Brasília, Formosa e Luziânia

Publicações recentes