Negritude no Brasil: uma questão aberta

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
Telegram

A Manhã de Espiritualidade promovida pela CRB – Regional Brasília, Luziânia e Formosa – reuniu, no último domingo dia 16 de novembro, religiosas, religiosos e leigos em um momento marcado por reflexão, oração e compromisso social. Inspirado em lideranças negras do Brasil e do exterior, o evento retomou o sonho de um mundo mais justo e igualitário, situando-o na realidade brasileira e na missão das comunidades de vida consagrada.

Com o tema “Negritude no Brasil: uma questão aberta”, a atividade aprofundou o debate sobre os desafios históricos enfrentados pela população negra, destacando a persistência do racismo estrutural e a necessidade de ações transformadoras. Sob a liderança dos psicólogos Franciele Costa e José Junior, as falas e partilhas evidenciaram o quanto o sonho de igualdade ainda ressoa no país, convidando os participantes a reconhecerem seus próprios compromissos e responsabilidades diante dessa causa.

O encontro, organizado com o apoio do GRENI de nossa Regional, foi marcado por momentos significativos de escuta, espiritualidade e diálogo fraterno, fortalecendo a comunhão entre as comunidades e incentivando novas iniciativas de justiça e inclusão. Ao final, destacou-se que a esperança é alimentada quando o sonho coletivo se traduz em gestos concretos, e que a Manhã de Espiritualidade da CRB Regional se torna, assim, um marco de reflexão e compromisso com a dignidade humana.

Vejamos o depoimento de alguns participantes:

. Para Irmã Sueli Aparecida Bellato (Congregação de Nossa Senhora Cônegas de Santo Agostinho)

        “ Participar da Manhã de Espiritualidade com o tema relacionado à negritude foi muito importante para compreender melhor o meu compromisso e a minha responsabilidade com a igualdade e com a justiça de todos os povos”.

. Para o leigo Álvaro Fernando Loureiro da Silva:

        “ pra mim, particularmente é muito importante, a gente cada vez mais tomar consciência de pautas como essa não só para nós negros, povo negro, mas para todas as pessoas que acreditam na transformação de um mundo melhor, onde as pessoas sejam respeitadas na sua dignidade humana.”

. Irmã Ida Catarine Nascimento da Silva (Carmelita Missionária de Santa Teresa do Menino Jesus – ICMSTMJ) assim se manifesta:

         “Para mim, participar desta Manhã de Espiritualidade me trouxe consolo. Um consolo em saber que a CRB Brasília, caminha com o povo sofredor. Hoje, neste momento tão delicado que nós estamos vivendo – como povo brasileiro -, é um ato de coragem trazer para um ambiente geográfico, político e social, um encontro com este tema, voltado para os menos favorecidos.  A oração, as reflexões, a roda de conversar com os convidados, com certeza fizeram meu coração arder, e me ajudaram a rezar nesta manhã, rezar que vale a pena lutar por este povo que muitas vezes não tem voz e nem vez, na certeza que eu não estou sozinha. Para mim esta manhã se resume em duas palavras: esperança e profetismo. Gratidão à CRB Brasília, Formosa e Luziânia, por proporcionar este momento tão rico de espiritualidade”.

Para Ir. Arlene, da Congregação das Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.

“Participar desta Manhã de Espiritualidade com o tema Negritude foi algo maravilhoso, com excelente preparação, desde o ambiente até a celebração da Santa Missa. Para mim refletir sobre o tema é um avanço, pois contribuí para abrir nossa consciência cada vez mais para a fraternidade com esta raça que por tantos anos é discriminada. Também é desafiador  acolher nas nossas Congregações jovens negras para que possam conosco realizar o sonho de seguir a Vida Religiosa”.

 

Confira alguns momentos de nossa Manhã de Espiritualidade.

 

Publicações recentes

plugins premium WordPress